Hoje em dia estar na internet é essencial para qualquer empresa que queira aumentar o alcance de sua comunicação para o seu público alvo, e uma das principais ferramentas utilizadas para comunicação na internet são as redes sociais, principalmente o Facebook.

Porém a maioria das empresas que estão começando a se comunicar por essa plataforma – pela falta de orientação ou de um profissional qualificado – acabam cometendo erros comuns e fatais, diminuindo assim a eficácia das suas publicações e em alguns casos até afastando um potencial cliente. Confira nesse artigo alguns desses erros que separamos para te ajudar a preveni-los quando for se comunicar no Facebook através da sua empresa.

#1 – FALTA DE PLANEJAMENTO


Planejamento para Redes Sociais

Parece muito clichê, mas a falta de planejamento pode tornar sua vida muito difícil no Facebook e pouco eficaz. Você deve planejar seu conteúdo, confira algumas dicas que preparamos para você se planejar melhor no Facebook:

– Planeje suas publicações para toda a semana seguinte;
– Utilize a opção programar do Facebook;
– Saiba os horários mais ativos do seu público-alvo no painel da sua Fanpage, em Publicações > Quando os fãs estiverem conectados.

Segundo pesquisas dos principais sites de análises do mundo, das 13h ás 17h é a faixa horário com maior média de claques. Há um aumento gradual no tráfego a partir das 09h. O horário de pico é às 15h,
principalmente às quartas-feiras.

Agora que você já sabe os melhores horários para postar no Facebook, se planeje para alcançar mais pessoas publicando na hora certa.

#2 – IDENTIDADE VISUAL



A primeira impressão é a que fica. O uso de uma identidade visual bem marcada padroniza a comunicação visual da sua empresa e agrega qualidade estética aos seus produtos e serviços na internet. Como o próprio nome já diz a identidade visual comunica ao público a identidade da empresa. É importante que sua empresa tenha uma identidade própria e que seja reconhecida com facilidade pelo público externo. O mercado tem se tornado cada vez mais competitivo e é preciso se destacar. Se você não investe em um visual diferenciado, dificilmente chamará a atenção do público.

Não é qualquer empresa que investe em visual no Facebook, por isso as que fazem sobem no conceito do consumidor. Detalhes como esse fazem toda a diferença e evidenciam que a empresa é uma organização séria e comprometida.

 

#3 – SÓ ANUNCIAR PRODUTOS OU PROMOÇÕES



Para este tópico primeiro temos que fazer a seguinte pergunta: Porque as pessoas entram no Facebook? Na maioria dos casos elas entram para ver coisas legais, fotos dos amigos e publicações descontraídas, para se sentir bem e à vontade. Vamos imaginar que você vai encontrar com amigos na balada, um barzinho ou qualquer outro lugar animado e aconchegante, quando de repente chega aquele cara que todos consideram “chato” pois ele só fala das coisas que ele possui, do emprego que possui, do carro que possui, etc. Da mesma maneira acontece no Facebook. Postar somente os produtos que você possui, ofertas e promoções pode tornar a sua página “chata” aos olhos dos usuários. Aqui vai algumas dicas para sua empresa conquistar mais o seu público:

– Torne sua linguagem mais pessoal

Traga uma abordagem mais pessoal, tentando ajudar a audiência de alguma forma, em algum quesito, o efeito tende a ser mais positivo.

– Crie publicações descontraídas
GIFs animados, conteúdos engraçados e descontraídos tende a aumentar a visualização da sua página, afinal quem não gosta de uma pessoa divertida e engraçada?

– Crie publicações motivacionais
Campanhas motivacionais e de incentivo costumam engajar os usuários. Demonstrar que você se importa com o seu público é crucial para que sua página seja vista como referência no seu ramo.

#4 – DEMORAR OU NÃO RESPONDER USUÁRIOS



A sua taxa e tempo de resposta mostram sua agilidade e consistência no serviço que você oferece. Quando um usuário não é respondido ele se sente do mesmo jeito que um cliente interessado entrando numa loja e não sendo abordado por nenhum vendedor. Por outro lado, quando você responde um cliente com rapidez, ele vai se sentir muito mais confiante em adquirir o seu produto ou serviço.

 

#5 – PÁGINA ABANDONADA



Esse é um dos erros mais fatais que você pode cometer. A sua empresa tem que estar em constante comunicação com o seu público. Na hora de adquirir um serviço ou produto que você oferece, o seu público irá se sentir muito mais seguro em optar por quem esteve mais “presente” na vida sua vida, passando informações e mostrando mais segurança e dedicação. A mesma sensação acontece quando você é atendido bem por um vendedor em uma determinada loja, você irá lembrar do vendedor e irá escolher aquela loja para comprar devido ao atendimento prestado, afinal, você vai lembrar daquela loja mais do que das outras. Você se manter visível – da maneira correta – para o seu público constantemente no Facebook, para que ele possa ter você como referência na hora de contratar ou comprar um serviço ou produto que você oferece.  Conheça um pouco dos nossos serviços de Gerenciamento de Redes Sociais, solicite uma Consultoria Gratuita Clicando Aqui, será um prazer ajudar sua empresa a se comunicar de forma correta e efetiva na internet.